Núcleo de Estudos & Projeções Econômicas

Inteligência de mercado

Núcleo de Estudos & Projeções Econômicas

"Em economia, é fácil explicar o passado. Mais fácil ainda é predizer o futuro. Difícil é entender o presente.“ (Joelmir Beting)

O Núcleo de Estudos & Projeções Econômicas (NE&PE) acompanha e analisa os fatores econômico-financeiros que impactam o desempenho das vendas no varejo. Por meio de estudos econômicos customizados para cada cliente; boletins mensais sobre os principais drivers econômicos e de consumo; análises econômicas; projeções; e monitoramento de mercados específicos, estuda e indica tendências de consumo por setor, região geográfica e segmentação de público, além de elaborar modelos de projeção de comportamentos futuros de consumo.

 

As soluções NE&PE permitem:

  • Compreender os grandes movimentos do mercado;
  • Identificar os vetores de mercado que ajudam a entender o histórico das vendas, projetar resultados e simular cenários, para que o cliente possa planejar com mais segurança as vendas futuras;
  • Entender como a concorrência afeta o seu mercado;
  • Determinar o potencial de consumo de regiões, estados, mesorregiões, microrregiões, cidades e distritos de todo o país;
  • Obter informações valiosas para o planejamento de curto e médio prazo, avaliando o comportamento passado e projetando o desempenho futuro;

 

Portofólio de Soluções


Conjunturas e Projeções Econômicas
Posicionamento Competitivo
Conjuntura e Comércio Varejista
Análise Comparativa
Monitoramento Econômico
Panorama Setorial
Mapeamento Produtivo

 

 

 

 

Conjuntura e Projeções Econômicas

  • Análises e modelos de mercado que permitem planejar melhor a produção, os suprimentos, a logística, as vendas e o investimento das empresas. Ajuda os clientes a mapear os vetores de seu mercado e entender como cada um deles afeta seu negócio;
  • Avalia a correlação entre as vendas do cliente e o desempenho geral do mercado. Elabora uma estimativa do tamanho real do mercado e analisa a variação da participação da marca do cliente nesse mercado;

Posicionamento Competitivo

  • Potencial de consumo por região geográfica e segmento;
  • Dados demográficos, classe sociais, faixa etária, gênero, números de domicílios;
  • Evolução e estratificação do consumo;
  • Mapa da concorrência;
  • Ranking dos maiores players por segmento e  a evolução de sua participação;
  • Evolução histórica da receita, número de pontos de venda e canais de distribuição;
  • Monitoramento das principais Fusões e Aquisições / Parcerias;
  • Entrada e Saída dos principais players do mercado;
  • Análise SWOT;
  • Coletânea de informações nas principais mídias.

Conjuntura e Comércio Varejista

  • Levantamento de indicadores (semanais, mensais, trimestrais e semestrais) sintetizados para monitorar a atividade relacionada a seu mercado e à economia brasileira;
  • Resenha analítica dos principais eventos econômicos, complementados por tabelas e gráficos;
  • Relatório de análise setorial, complementado por tabelas e gráficos;
  • Acompanhamento da atividade industrial do setor, complementada por tabelas e gráficos.

Análise Comparativa

  • Análise do balanço das empresas de capital aberto por métricas de desempenho, tais como: venda por m2, por loja e funcionários; giro de estoque; margem bruta; margem líquida; e EBITDA;
  • Estimativas e evolução de valuation: múltiplo EBITDA e capitalização de mercado.

Monitoramento Econômico

  • Elaboração de relatórios, a partir de informações enviadas pelo cliente, contemplando índice de vendas futuras, empregabilidade e perspectivas do segmento;
  • Criação de questionários específicos setoriais para identificar as perspectivas de uma instituição setorial.

Panorama Setorial

  • Relatórios customizados de acordo com as necessidades do cliente;
  • Comentários e perspectivas;
  • Principais fatos do mês;
  • Análise de indicadores: inflação, comércio, emprego, índice confiança, crédito, taxa de juros, inadimplência, crédito.

Mapeamento produtivo


•    Mapeamento da cadeia produtiva apontando variáveis como:

  • Volumes produzidos e importados;
  • Concentração do volume produzido;
  • Identificação das fases da produção;
  • Destino dos produtos;
  • Volume  e valores das principais categorias;
  • Volume e concentração dos Top 5: marcas por categoria;
  • Criação de Flow Chart;
  • Análise dos principais players do mercado;
  • Análise da cadeia produtiva.
Carrinho de ComprasCarrinho de Compras: 0 item(s)